Entusiasmo com Black Friday diminuiu 43% no Brasil em três anos, mostra pesquisa
On 23 de novembro de 2022 by GianA empolgação dos brasileiros com os descontos da Black Friday teve uma redução de 43% nos últimos três anos, de acordo com uma pesquisa conduzida pela plataforma de e-commerce Picodi. Utilizando dados do Google Trends, o estudo revela que o Brasil está entre os países em que o interesse por descontos durante esse período comercial diminuiu significativamente desde 2019. A maior queda foi observada na Turquia, com 81%, seguida pela Nigéria (67%), Colômbia (63%), Rússia (58%) e Polônia (54%).
Globalmente, a diminuição no entusiasmo é igual à registrada no Brasil, alcançando 43%. A pesquisa sugere que essa redução está provavelmente relacionada não apenas à pandemia e à instabilidade financeira, mas também ao uso excessivo dos termos “Black Friday” e “Black Week” para promoções que não se limitam ao final de novembro.
No entanto, alguns países apresentaram um aumento nas buscas por descontos na Black Friday, como Chile (33%), Japão (22%) e Finlândia (1%).
Apesar da queda no interesse, a Black Friday permanece como um dos momentos mais cruciais para o comércio brasileiro. Na última sexta-feira de novembro do ano passado, as vendas aumentaram 385% em comparação a um dia normal. Globalmente, o aumento foi de 320%.
Quando a data se aproxima, as categorias de produtos mais populares entre os brasileiros são móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário e cosméticos, nessa ordem. A pesquisa também revela que o valor médio do carrinho de compras no Brasil é de aproximadamente R$ 626, com descontos médios de 31%. Em geral, o potencial de economia é de R$ 283.
Calendar
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | |||
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |